Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
ENFERMEIRA COREN/RS 170.230 - BACHAREL EM INFORMÁTICA REG/RS 382 - PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL MULTIDISCIPLINAR.

Postagens populares

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Criança deve ou não ser presa? A maioridade penal deve ser aos 13, 15,16 anos?

Na porção mais anterior do nosso cérebro, do lobo frontal, está o córtex pré-frontal, que está relacionado às várias funções que chamamos de funções executivas, envolvem planejamento de ação, de uma resposta futura, resolução de problemas, tomada de decisões. Para realizar essas funções você precisa ter a percepção de diversas modalidades sensoriais como também o controle e planejamento comportamental. 

O cérebro vai se desenvolvendo de uma forma extremamente rápida, e com mais ou menos sete anos de idade a pessoa apresenta 90% da estrutura já formada, que seria o equivalente ao cérebro de um adulto. Não quer dizer que o cérebro está pronto para realizar todas as operações que um cérebro de adulto faz. 

Aos quatro anos de idade, as sensações primárias, as habilidades motoras básicas, aos seis anos de idade, o raciocínio começa a se desenvolver, mas o córtex pré-frontal ainda não está desenvolvido suficientemente, então essa criança não tem controle de algumas respostas, com nove anos de idade a criança já apresenta uma habilidade motora bastante desenvolvida, então ela tem ganho na habilidade em usar tesouras, escrever nitidamente em letra cursiva.

Com 13 anos de idade, a criança começa a amadurecer, o processamento da emoção, a lógica já está um pouco mais desenvolvida. Ela começa a ter uma capacidade maior de gerar emoções, mas lembrem, o córtex pré-frontal ainda não está desenvolvido e é ele quem controla essas emoções.Quem inibe a resposta comportamental, então por isso é possível entender por que essas crianças não conseguem se controlar. 

Aos 15 anos de idade você vai tendo uma especialização maior dessas conexões sinápticas, as conexões cerebrais ficam mais especializadas e mais eficientes. 

Com 17 anos de idade o pensamento abstrato se desenvolve, você tem um amadurecimento do córtex frontal e ela já pode ter um pouco mais de autocontrole. 

Aos 21 anos de idade, as funções executivas estão bem mais amadurecidas a pessoa já consegue ter quase que um autocontrole semelhante ao de um adulto, mas essa maturação cerebral, apesar de a gente dizer que com 21 anos de idade a pessoa já está plenamente madura, não é bem assim. O amadurecimento pré-frontal ainda continua até os 30 anos de idade.

Ester Palacios
Educação em Revista nº 87

http://www.cipiranga.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=404:desenvolvimento-cognitivo-na-infancia-e-na-juventude&catid=62:artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário