Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
ENFERMEIRA COREN/RS 170.230 - BACHAREL EM INFORMÁTICA REG/RS 382 - PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL MULTIDISCIPLINAR.

Postagens populares

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O RECONHECIMENTO DO VALOR DA FAMÍLIA NA ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE TRANSTORNO PSÍQUICO (Sobrevivendo ao Estigma)


Com a desinstitucionalização e a redução de pacientes internados e o tempo de internação dos mesmos; fez-se necessária à participação intensa da família e da comunidade no tratamento em saúde mental. E, com isso vieram alguns problemas.

Um deles, que muito me incomoda é a que preço o familiar cuidador paga por esse papel. Tenho encontrado pessoas idosas, doentes, estressadas, de certa forma, inaptas cuidando de doentes de difícil manejo em suas próprias casas.  Isso acontece porque tais doentes não atendem todos os requisitos, para sua internação. Dessa forma, esses cuidadores, se por uma felicidade conseguirem uma vaga no CAPS, devem trazer esse doente, todos os dias, muitas vezes a força, para o hospital-dia.

A meu ver, muito ainda temos que caminhar em direção a ótima qualidade de vida da família, no que se refere à díade cuidado/saúde mental.  Falo isso porque, na prática se observa quão grande é a dificuldade de relacionamento familiar-doente; a incapacidade de enfrentamento dessa família com a vergonha, o preconceito e o estigma da doença; a falta de informações e a explicação orgânica e biológica da doença; assim como também o medo de também possuir a loucura. 

Creio, apesar disso, conforme Spadini & Souza que seja

“..reconhecido o valor da participação da família na assistência ao doente mental, para o alcance de melhor qualidade de vida do doente e da família”.

 Em que temos que incisivamente,

“...trabalhar junto ao doente e seus familiares na compreensão da doença, para que a partir disso, aconteça realmente a melhoria na qualidade de vida de todos. há necessidade de apoio e expansão da rede de saúde para atender essa demanda.

SPADINI, Luciene Simões; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. A doença mental sob o olhar de pacientes e familiares. Rev. esc. enferm. USP,  São Paulo,  v. 40,  n. 1, Mar.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br> Acesso em  16  Jun 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário