Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
ENFERMEIRA COREN/RS 170.230 - BACHAREL EM INFORMÁTICA REG/RS 382 - PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL MULTIDISCIPLINAR.

Postagens populares

domingo, 7 de setembro de 2014

Transtorno Bipolar tem cura?

Muitas são as pessoas que sofrem do transtorno psicológico chamado de bipolaridade, sem nem imaginar que consiste em uma doença bastante séria. Este transtorno afeta a maneira de pensar, sentir e agir, causando comportamentos extravagantes na pessoa que sofre dessa doença. Mas como é possível saber se essa doença lhe afeta ou se o transtorno bipolar tem cura?

Devido à rapidez com que a rotina da vida contemporânea ocorre tornou-se mais comum entre as pessoas procurar ajuda psiquiátrica, o que também ajudou a diminuir o preconceito em relação às doenças psíquicas. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), essa doença está entre as dez que afastam os brasileiros do trabalho, e afetam em média 3% da população mundial.

 

Entenda o que é o transtorno bipolar

Anteriormente chamada de psicose maníaco-depressiva, a bipolaridade causa oscilações de humor, podendo chegar à euforia extrema para logo em seguida variar para a depressão aguda. A mudança da nomenclatura ocorreu por não apresentar sintomas psicóticos, o que acaba causando a demora no diagnóstico.

Não se sabe ao certo o que causa o transtorno bipolar; especialistas descobriram que os fatores que influenciam a doença podem ser hereditários, tanto quanto neuroquímicos e ambientais. Muitas vezes pode ocorrer à junção de todos os fatores, o que define os níveis e a progressão dos sintomas. O que se sabe é que a disfunção atua no cérebro, podendo ser desencadeada no dia a dia em decorrência de traumas físicos ou psicológicos, como grandes perdas, nível de estresse, problemas financeiros e de relacionamento, e até mesmo ingerir álcool ou drogas.

 

De que maneira esse transtorno se apresenta?

O principal fator que diferencia a euforia e tristeza comuns é a maneira como são desencadeadas e em que situações. Se há motivo para se sentir muito alegre, como uma data festiva ou a conquista de algo muito importante, é normal a pessoa reagir de maneira eufórica (o chamado bom humor); no caso da tristeza, é natural ficar deprimido em momentos de resguardo ou de dificuldades na vida pessoal.

A patologia bipolar é diagnosticada quando essa multiplicidade de reações de ambos os pólos se apresentam em circunstâncias inadequadas, ou quando não existe real motivo para se mostrar extremamente alegre ou infeliz. Tanto o pensamento como a autocrítica do indivíduo que sofre desse transtorno ficam comprometidos, impossibilitando seu discernimento sobre si mesmo.

 

Possíveis tratamentos

Em relação ao questionamento de que se transtorno bipolar tem cura é importante saber que, embora pesquisadores especializados em doenças psíquicas tenham descoberto que a atuação dessa patologia ocorre devido ao mau funcionamento de neurotransmissores cerebrais, ainda não há uma cura definitiva. Mesmo porque não existe uma causa específica definida em decorrência dos diversos fatores envolvidos.

Porém, o transtorno bipolar pode ser controlado por meio de tratamento, o que ajuda a diminuir bastante as consequências decorrentes da doença, podendo levar uma vida normal e de forma mais tranquila. Da mesma forma que o diabetes ou a hipertensão, o paciente aprende a conviver com a enfermidade, a controlá-la e consegue levar uma rotina igual à de qualquer outra pessoa.

 

Sempre busque orientação médica

Para obter o controle da bipolaridade, psiquiatras recomendam o uso de medicamentos específicos, como o lítio, anticonvulsivantes ou antipsicóticos para estabilizar o humor e prevenir crises, juntamente do acompanhamento em terapia, que serve de base para o indivíduo entender melhor sua situação.

Vale lembrar que não é recomendado utilizar medicamentos sem prescrição médica; caso considere que você ou alguém de sua família tenha transtorno bipolar, procure ajuda médica e evite automedicação. Ao utilizar remédios sem prescrição, em dosagem incorreta ou sem um diagnóstico especificado, ao invés de resolver o problema, o medicamento pode agravá-lo ou até causar outros males.

Buscamos esclarecer se o transtorno bipolar tem cura, mas as informações aqui contidas servem apenas como base meramente elucidativa. Se ainda possui questionamentos sobre a bipolaridade, procure um psiquiatra que possa lhe ajudar.

http://transtornobipolarrevelado.com/dicas/transtorno-bipolar-tem-cura


Nenhum comentário:

Postar um comentário