Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
ENFERMEIRA COREN/RS 170.230 - BACHAREL EM INFORMÁTICA REG/RS 382 - PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL MULTIDISCIPLINAR.

Postagens populares

sábado, 4 de outubro de 2014

Transtorno Desafiador Opositivo (TDO)

O transtorno desafiador opositivo pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, como: pais, tios, avós e professores.

Os principais sintomas do transtorno desafiador opositivo são: perda freqüente da paciência, discussões com adultos, desafio e recusa a obedecer solicitações ou regras, perturbação e implicância com as pessoas, podendo responsabilizá-las por seus erros ou mau comportamento; se aborrece com facilidade e comumente apresenta-se enraivecido, irritado, ressentido, mostrando-se com rancor e com idéias de vingança.

Os sintomas aparecem em vários ambientes, entretanto é na sala de aula e em casa onde estes podem ser melhor observados e para o diagnóstico tais sintomas devem causar prejuízo significativo na vida social, acadêmica e ocupacional da criança ou adolescente, também é importante observar que no transtorno desafiador opositivo não há sérias violações de normas sociais ou direitos alheios, como ocorre no transtorno de conduta.

O desempenho escolar pode estar comprometido e reprovações escolares são freqüentes, pois não participam de atividades em grupo, recusam-se a pedir ou a aceitar ajuda dos professores e querem sempre solucionar seus problemas sozinhos.

Quando não tratado o transtorno desafiador opositivo pode evoluir para o transtorno de conduta na adolescência, fato que ocorre em até 75% dos casos de crianças com o diagnóstico inicial. Alguns autores consideram que o transtorno desafiador opositivo é um antecedente evolutivo do transtorno de conduta, que é caracterizado por sérias violações dos direitos alheios e normas sociais.

Dr. Gustavo Teixeira

Algumas regras importantes para lidar com crianças com TDO:

-    FALE DE PERTO COM A CRIANÇA
-    REGRAS DEVEM SER SIMPLES E AS ORDENS CLARAS
-    PEÇA À CRIANÇA PARA REPETIR AS ORDENS
-    NUNCA ORDENE EM FORMA DE PERGUNTA
-    NÃO DÊ ESPAÇO PARA UMA NEGATIVA
-    NÃO CONVERSE NA HORA DA RAIVA
-    ELOGIO E RECOMPENSA SÃO SEMPRE MAIS ADEQUADOS QUE A PUNIÇÃO PARA MODIFICAR COMPORTAMENTOS, MAS ISTO DEVE SER PLANEJADO COM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO.
-    AS RECOMPENSAS NÃO PRECISAM SER MATERIAIS, EXIGINDO GASTOS
-    NÃO TENHA MEDO DE DIZER NÃO 
-    TOLERE A FRUSTRAÇÃO DE SEU FILHO
-    REFORCE PEQUENOS AVANÇOS DE COMPORTAMENTOS ADEQUADOS
-    CONCEDA A SEU FILHO O DIREITO DE COMETER ERROS
-    CONCEDA A SI MESMO O DIREITO DE ERRAR E NUNCA DESISTA



Referência bibliograficas:

http://www.comportamentoinfantil.com/transtornos_tdo.html

http://rafaelfontenelle.blogspot.com.br/2012/07/transtorno-desafiador-opositor-tdo.html?m=1




Nenhum comentário:

Postar um comentário